Facilitador: Professor Marlon Campos.
A ARPROM proporcionou aos jovens uma tarde diferente, regada a aprendizado, postura, dança e muita diversão; com a presença dos professores Marlon Campos e Julianna Castilho.
“Foi um imenso prazer participar desta data maravilhosa com essas pessoas queridas.”
-Marlon Campos e Julianna Castilho.
Quando se começa estudar sobre esse assunto vemos o quanto é importante a dança na vida da humanidade. Por esse motivo trago até vocês essa reflexão da “importância da dança” em nossas vidas como um todo.
A dança sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história, mas também ela faz parte do nosso cotidiano e está marcada também nas pequenas coisas, muitas vezes até imperceptíveis.
Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano – a cultura. É através da cultura que carregamos a grande carga de tradição e história de um povo. Então esta aí a grande responsabilidade que a dança tem como precursora disso.
Desenvolvimento Cognitivo.
Fonte: NCE – UFRJ
Segundo (STENBERG, 2000, p.22) a psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.
A dança tem uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano, trazendo uma carga de sociabilidade e relacionamento enquanto pessoa no meio. Isso é muito importante quando aplicado como ferramenta da educação.
Desenvolvimento Coordenação Motora.
A dança bem aplicada, na forma de trabalhar o corpo, faz com que a coordenação motora seja inserida no aprendizado de quem a pratica. Isso traz uma grande vantagem, pois toda carga de técnica nos movimentos mecânicos se reflete em ganho para o individuo que dança. Ficando assim com uma excelente coordenação motora.
Informação Corporal.
Nosso corpo fala, e isso é muito fácil de comprovar. Usamos no mecanismo de comunicação mais de 80% do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque esta acostumado a lidar com o corpo de forma íntima. Conhece o corpo que tem e quais são suas capacidades. Então a dança traz uma facilidade extremamente boa para o corpo, enchendo ele de uma informação que carregaremos para toda a vida.
Saúde Orgânica e Mental.
Dançar por si só já é um exercício e compõe uma atividade reguladora do metabolismo e funcionamento do organismo como um todo. Traz uma melhora significativa para quem a pratica. Quem realmente ama a dança se preocupa em cuidar do corpo como um todo, porque necessita dele como ferramenta para executar o que gosta – “dançar”.
Além do mais quando se faz uma atividade dessas com prazer, isso traz uma saúde mental bastante boa. Quando dançamos estamos interagindo com a sociedade, com o meio, colocando nossa mente para trabalhar de maneira positiva, fazendo amizades e colocando uma química boa que o organismo libera, tais como a adrenalina.
Fonte: http://www.mundodadanca.art.br/2011/03/importancia-da-danca.html